20 alimentos para um fígado saudável
Seu fígado é uma das glândulas mais cruciais e o segundo maior órgão do corpo. Funciona sem parar - este órgão de 1,4 kg ajuda na desintoxicação, metabolismo de carboidratos, síntese de proteínas, produção de bioquímicos necessários para a digestão, armazenamento de glicogênio, produção de bile, secreção de hormônios e decomposição de eritrócitos.
Dadas nossas escolhas de estilo de vida, como consumir muito álcool, não comer saudável e não manter a forma, o fígado está sobrecarregado, e isso pode levar a muitas complicações, como cirrose, ascite, hepatite, insuficiência hepática, etc. pode evitá-los ou reduzir os sintomas comendo alimentos que curam e purificam o fígado. Abaixo está a lista de 20 alimentos para um fígado saudável que você não pode perder. Mas primeiro, vamos ver quais são os sintomas de um fígado doentio que precisam de atenção imediata.
Sinais clássicos e menos conhecidos de que seu fígado não está funcionando adequadamente
Se você se identificar com algum destes sintomas acima, você deve dar uma olhada na lista de alimentos saudáveis do fígado mencionada abaixo.
20 melhores alimentos para fígado saudável
1. Alho
VEJA TAMBÉM - Plano de dieta 30 dias funciona mesmo? Dieta 30 dias.
Como isso ajuda
A desintoxicação é importante para manter o fígado saudável. E a melhor comida que pode ajudá-lo a fazer isso é alho. O alho é rico em alicina, um antioxidante que protege o corpo dos danos oxidativos ( 3 ). A alicina é o principal composto bioativo que estimula o fígado a ativar as enzimas que podem eliminar substâncias nocivas. Envelhecimento do alho, ou permitindo que ele se sente por 5-10 minutos depois de ser picado, ativa a alicina ( 4 ). No entanto, o aquecimento destrói suas qualidades. Você também pode consumir alho na forma de cápsulas que são vendidas em farmácias.
Alho Dosagem Para Fígado Saudável
2. Brócolis
Como isso ajuda
O brócolis é uma excelente fonte de isotiocianatos, compostos contendo enxofre, sendo o mais notável o sulforafano. Os isotiocianatos regulam a expressão de genes que estão envolvidos na liberação de carcinógenos e na melhora do metabolismo. Eles também têm propriedades anti-inflamatórias. Um estudo científico conduzido pelos cientistas da Universidade de Illinois confirmou que o consumo de brócolis pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver fígado gorduroso não alcoólico . Um estudo conduzido pela Faculdade de Agricultura da Universidade de Illinois descobriu que o consumo de brócolis pode ajudar a proteger o fígado do câncer de fígado.
Dosagem de brócolis para fígado saudável
1 xícara, 2-3 vezes por semana.
3. Ginseng
O ginseng é uma erva medicinal encontrada nas raízes da planta Panax ginseng (não deve ser confundida com ginseng americano ou siberiano). Ele contém compostos conhecidos como ginsenosides que são considerados responsáveis por suas propriedades medicinais. Existem cerca de 40 ginsenosides presentes no ginseng. Verificou-se que protege contra lesão hepática, toxicidade hepática, cirrose e esteatose hepática.
Dosagem de ginseng para fígado saudável
2 xícaras de chá de ginseng por dia.
4. Beterraba
Como isso ajuda
Beterrabas contêm antioxidantes conhecidos como betalains. Os pesquisadores do Departamento de Bioquímica Farmacêutica da Universidade de Ciências Médicas da Polônia confirmaram que a alimentação a longo prazo de suco de beterraba pode ajudar a reduzir danos no DNA e lesões hepáticas induzidas por agentes cancerígenos.
Dosagem de beterraba para fígado saudável
5. Cenoura
Como isso ajuda
As cenouras são ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras alimentares. Cientistas do Instituto Nacional de Nutrição, Jamia Osmania, Hyderabad, Índia, realizaram um estudo suplementando ratos com suco de cenoura por oito semanas. Eles descobriram que o suco de cenoura reduziu significativamente os níveis de DHA, triglicérides e MUFA (Mono Insaturated Fatty Acids) no fígado. Assim, as cenouras podem protegê-lo do fígado gorduroso não alcoólico e da toxicidade do fígado.
Alho Dosagem Para Fígado Saudável
6. Verdes Frondosos
Como isso ajuda
Vegetais verdes frondosos também podem proteger seu fígado de danos oxidativos e outras doenças. Vegetais como couve, espinafre, alface, rabanete, mostarda, batata-doce, espinafre, etc. contêm uma boa quantidade de vitaminas A, C e K, cálcio e antioxidantes e têm propriedades anti-inflamatórias. Cientistas da Auburn University confirmaram que o consumo de folhas verdes pode ajudar a proteger o fígado do fígado gorduroso e das DCV.
Alho Dosagem Para Fígado Saudável
1-2 xícaras de vegetais verdes folhosos por dia.
7. Chá Verde
Como isso ajuda
É um fato conhecido que o chá verde é um antioxidante e tem muitos benefícios para a saúde. Os principais polifenóis responsáveis por toda a bondade do chá verde são as catequinas. Cientistas chineses confirmaram que os bebedores de chá verde mostraram uma redução significativa no risco de câncer de fígado, doença hepática, esteatose hepática, cirrose hepática e hepatite.
Além disso, pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Isfahan, no Irã, conduziram um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo em pacientes com fígado gordo não alcoólico. Eles receberam extrato de chá verde ou suplemento de chá verde por 12 semanas. Após a 12ª semana, verificou-se que o extrato de chá verde reduziu significativamente as enzimas hepáticas associadas à doença hepática gordurosa não alcoólica.
No entanto, alguns estudos mostraram efeitos nocivos do consumo exagerado de chá, que pode ser devido a três fatores principais: (1) o conteúdo de cafeína, (2) a presença de alumínio e (3) os efeitos sobre a biodisponibilidade do ferro. Assim, o chá verde pode não ser saudável para todos os indivíduos. Converse com seu médico antes de consumir chá verde para melhorar a saúde do seu fígado.
Dosagem de chá verde para fígado saudável
2-3 xícaras de chá verde por dia.
8. cúrcuma
Como isso ajuda
Cúrcuma é uma raiz pigmentada amarela que é usada na culinária. A curcumina é o composto bioativo responsável pelas suas variadas propriedades medicinais. Tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antifúngicas, antivirais e antibacterianas. A curcumina ajuda a proteger o fígado de doenças do fígado e lesões, reduzindo a inflamação, minimizando o estresse oxidativo e melhorando o metabolismo lipídico e a sensibilidade à insulina.
Cientistas do Centro Médico Tel Aviv, em Sourasky, Israel, realizaram um experimento em ratos com cirrose hepática induzida. Eles foram suplementados com açafrão durante 12 semanas, e até o final da 12 ª semana, os cientistas descobriram que a propriedade anti-inflamatória da cúrcuma inibiu o desenvolvimento de cirrose hepática nos ratos.
Dosagem de cúrcuma para fígado saudável
Misture com café ou leite à prova de balas e consuma, pois a curcumina é melhor absorvida com gordura.
9. Abacate
Como isso ajuda
Esta fruta amanteigada e de noz tem muitos benefícios para a saúde, e proteger o fígado é um deles. Abacates são ricos em gorduras saudáveis que têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Uma vez que o fígado gordo não alcoólico é causado devido a más escolhas de estilo de vida, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do abacate são altamente benéficas na sua prevenção. Cientistas japoneses descobriram que suplementar indivíduos de laboratório com abacate poderia suprimir danos no fígado.
Alho Dosagem Para Fígado Saudável
2-5 fatias, 2-3 vezes por semana.
10. limão
Como isso ajuda
Os limões são uma rica fonte de vitamina C, que é um antioxidante. Pesquisadores descobriram que suplementar indivíduos de laboratório com ácido cítrico, que ocorre naturalmente em frutas cítricas, como limão, ajudou a reduzir o dano oxidativo no fígado.
Dosagem de limão para fígado saudável
½-1 limão por dia.
11. Maça
Como isso ajuda
Os cientistas estudaram o efeito de produtos de maçã desidratados nos níveis de lipídios no fígado e no soro. Após três meses, verificou-se que os produtos da maçã reduziam com sucesso os níveis séricos e hepáticos de lipídios. Pesquisadores chineses também confirmaram que os polifenóis da maçã desempenham um papel importante na regulação negativa da via de sinalização inflamatória, protegendo o fígado de várias doenças do fígado, como a esteatose hepática.
Alho Dosagem Para Fígado Saudável
1 maçã por dia.
12. Azeite
Como isso ajuda
O problema mais comum do fígado é a doença hepática gordurosa não alcoólica que decorre de escolhas de estilo de vida pouco saudáveis. Os cientistas descobriram que as pessoas que consomem azeite são menos propensas a doenças do fígado. O azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol ruim e os níveis séricos de triglicérides e aumenta a sensibilidade à insulina e a oxidação lipídica. Portanto, você deve usar azeite de oliva na preparação de alimentos para manter seu fígado saudável.
Dosagem de azeite para fígado saudável
3 - 5 colheres de sopa por dia ou mais de 10 g / dia.
13. Espargos
Como isso ajuda
O aspargo é uma grande fonte de vitaminas A, C, E, K, folato, colina e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e fibra alimentar. Espargos é historicamente considerado como uma cura de ressaca de álcool. Cientistas da Universidade Nacional de Jeju, Coréia, conduziram um experimento com brotos jovens e folhas de espargos e descobriram que podem ajudar a suprimir o crescimento de células de hepatoma e reduzir espécies reativas de oxigênio (ROS) e outras toxinas celulares, como peróxido de hidrogênio, etanol, Isto confirma que as folhas e brotos do aspargo têm propriedades protetoras do fígado.
Dosagem de espargos para fígado saudável
Converse com seu médico para determinar quanto aspargos você pode consumir por semana.
14. Noz
Como isso ajuda
As nozes são ricas em gorduras saudáveis que possuem propriedades anti-inflamatórias. Cientistas americanos descobriram que, quando a dieta rica em gordura induziu roedores de fígado gordo foram suplementados com noz, ajudou a reduzir triglicérides hepáticos, reduziu os níveis de enzimas envolvidas na homeostase do fígado e suprimiu os genes envolvidos na inflamação hepática.
Dosagem de nozes para fígado saudável
7 nozes por dia
15. Repolho Vermelho
Como isso ajuda
As nozes são ricas em gorduras saudáveis que possuem propriedades anti-inflamatórias. Cientistas americanos descobriram que, quando a dieta rica em gordura induziu roedores de fígado gordo foram suplementados com noz, ajudou a reduzir triglicérides hepáticos, reduziu os níveis de enzimas envolvidas na homeostase do fígado e suprimiu os genes envolvidos na inflamação hepática.
Dosagem de repolho vermelho para fígado saudável
1 xícara de repolho uma vez por dia, 2-3 vezes por semana.
16. Toranja
Como isso ajuda
Toranja é uma rica fonte de antioxidantes e foi encontrada para aumentar a imunidade. Cientistas japoneses realizaram um experimento em que alimentaram ratos de laboratório com suco de toranja, suco de oroblanco e mistura de açúcar. Após uma semana, os ratos foram injetados com um paracianogênio. Verificou-se que os ratos que foram alimentados com sumo de toranja apresentam uma expressão mais rápida e mais ativa das enzimas hepáticas que ajudaram na desintoxicação hepática.
Dosagem de toranja para fígado saudável
½ -1 sumo de toranja (acabado de moer e sem adição de açúcar ou edulcorante artificial) por dia.
17. Grãos Inteiros
Como isso ajuda
Grãos integrais, como o amaranto, centeio, cevada, arroz integral, quinoa, etc, são ricos em fibras alimentares, o que ajuda a perder gordura e excesso de colesterol. Agora, esta é uma boa notícia, porque os grãos integrais também podem ajudar a proteger contra a doença hepática gordurosa não alcoólica.
Dosagem de grãos integrais para fígado saudável
2-3 porções de grãos integrais por dia.
18. Tomates
Como isso ajuda
Os tomates vermelhos suculentos também são bons para o fígado. Eles contêm uma boa quantidade de antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação do fígado e lesões e protegem contra o câncer de fígado. Pesquisadores injetaram em ratos de laboratório carcinógenos e uma dieta rica em gordura. Em seguida, eles alimentaram o grupo teste com extrato de tomate por seis semanas. Os ratos que foram alimentados com extrato de tomate apresentaram maior resistência à lesão hepática e apresentaram níveis mais baixos de lipídios e colesterol, confirmando assim que o tomate deve ser consumido para reduzir o risco de dano hepático.
Dosagem de tomate para fígado saudável
19. Dente de Leão
Como isso ajuda
Dandelion é uma erva que tem propriedades anti-reumáticas e diuréticas. Embora tenha um sabor amargo, pode ser consumido como uma salada verde ou cozido como espinafre. A erva seca ou raiz também pode ser tomada em chá, tintura ou forma de cápsula.
Os cientistas descobriram que, quando o dente-de-leão era alimentado em coelhos com uma dieta rica em colesterol, a atividade antioxidante do plasma melhorava e os níveis de lipídios diminuíam. Portanto, esta erva pode ser usada para tratar problemas no fígado.
Dente-de-leão Dosagem Para Fígado Saudável
Converse com seu médico para determinar a dose deste fitoterápico ou simplesmente coma os vegetais duas vezes por semana.
20. Couve de Bruxelas
Como isso ajuda
Como muitos vegetais verdes, as couves de Bruxelas são ricas em vitaminas A, K, C e folato e minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio. Pesquisadores descobriram que a administração oral de couve de Bruxelas pode induzir a expressão de enzimas metabolizadoras da fase II e reduzir o estresse oxidativo.
Dosagem de couves de Bruxelas para fígado saudável
½-1 xícara, 2-3 vezes por semana.
Estes são os 20 alimentos que ajudarão a manter o seu fígado saudável, livre de quaisquer doenças e também ajudar na desintoxicação do fígado. Inclua-os em sua dieta diária para ver melhorias em sua saúde mais cedo do que você imagina. Cuidar!
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE!! CLIQUE AQUI