A redução da gordura da barriga não é apenas um problema cosmético, mas também pode afetar negativamente sua saúde geral. Mas não se preocupe, pois trouxemos algumas dicas para reduzir a gordura da barriga.
De acordo com uma estimativa, 60% da população sofre de gordura da barriga nos EUA. Tornou-se um problema de saúde global. Também está ligado ao diabetes, pois a gordura visceral pode causar resistência à insulina. Também está relacionado ao comprometimento da sensibilidade à insulina no tecido muscular e no fígado. Todos esses fatores podem aumentar o risco de doença metabólica. Assim, a gordura da barriga deve ser tratada imediatamente, sem demora.
Como reduzir a gordura da barriga inferior
Não há truques rápidos para se livrar da gordura da barriga. Você precisa ter uma abordagem holística (exercício, dieta e gerenciamento de estilo de vida) para obter resultados positivos e sustentáveis.
1. Exercício
O exercício é uma das maneiras mais eficazes de reduzir a gordura da barriga. No entanto, concentrar-se apenas nos exercícios abdominais e centrais não vai ajudar. A redução pontual da gordura ao redor da barriga não é possível.
Um estudo com 24 indivíduos saudáveis fazendo exercícios abdominais por seis semanas não mostrou benefício significativo na redução da gordura abdominal. Em vez disso, você precisa atingir diferentes grupos musculares com exercícios aeróbicos. Vários estudos descobriram que os exercícios aeróbicos podem ajudar a reduzir a gordura da barriga.
Experimente diferentes formas de exercícios – como treinamento de força, cardio e exercícios aeróbicos – para obter melhores resultados. Nos seus dias de abdominais, faça os seguintes exercícios com algum cardio para atingir os músculos do núcleo:
2. Dieta Saudável
Reduzir os carboidratos é extremamente benéfico na redução do excesso de gordura da barriga. Uma dieta baixa em carboidratos diminui alguns quilos rapidamente, pois libera água do corpo. Em um estudo realizado na Clínica Haimoto (Japão), 63 pessoas (homens e mulheres) em dieta baixa em carboidratos apresentaram redução na gordura da barriga, gordura subcutânea e circunferência da cintura.
Limitar a ingestão de carboidratos a 100 g/dia, consumir mais frutas e vegetais, substituir grãos por grãos integrais e controlar as porções são importantes para iniciar sua perda de peso. A fibra dietética em grãos integrais melhora a saciedade para ajudar na perda de peso. Os compostos bioativos em frutas e vegetais auxiliam em várias reações e processos celulares.
Um estudo realizado em 27 homens com sobrepeso/obesidade pela Universidade de Missouri descobriu que uma dieta rica em proteínas melhora o controle do apetite e a saciedade para promover a perda de peso.
As proteínas demoram mais para digerir e liberar o PYY, um hormônio intestinal que diminui o apetite e promove a saciedade. Eles também ajudam a construir massa muscular magra, um local onde estão presentes várias mitocôndrias (organelas celulares nas quais o açúcar é convertido em energia utilizável), aumentando o metabolismo.
Você deve apontar para uma ingestão de proteína de 25-30% do total de calorias. Use óleo de coco para grelhar ou refogar sua proteína, pois um estudo mostrou que o triacilglicerol de cadeia média e longa (MLCT) suprime o acúmulo de gordura corporal em humanos.
As gorduras saudáveis são uma ótima maneira de reduzir a inflamação no corpo. A inflamação crônica está diretamente ligada à obesidade. Inclua gorduras poli-insaturadas como azeite, abacate, nozes e sementes, manteiga clarificada, peixes gordurosos ricos em ácidos graxos ômega-3 em sua dieta para diminuir a inflamação.
3. Gerenciamento de estilo de vida
Se você está seguindo uma ótima dieta, mas ainda não está perdendo a gordura da barriga, seu estilo de vida pode ser o culpado. Estresse, sono inadequado e maus hábitos de vida são os principais culpados da gordura da barriga.
Estresse e ganho de peso estão interligados. Um estudo publicado na Obesity Research afirma que o estresse incontrolável aumenta os níveis de cortisol em seu corpo, o que causa deposição de gordura na região do abdômen. Esse aumento nos níveis de cortisol também pode aumentar o desejo por “alimentos de conforto”, como carboidratos refinados, frituras e doces. Esses alimentos causam deposição de gordura, especificamente na região abdominal. Algumas coisas que você pode fazer para reduzir o estresse são:
O sono ajuda a recarregar o corpo e a mente. A privação do sono aumenta a inflamação e o acúmulo de toxinas no corpo . Um estudo publicado no Obesity Journal em mulheres obesas mostrou que dormir mais de 7 horas por noite aumenta a probabilidade de sucesso na perda de peso. Portanto, a qualidade e a quantidade de sono são fatores vitais na perda de gordura da barriga.
Conclusão
Você não pode perder toda a gordura da barriga em uma semana ou um mês. A gordura abdominal é teimosa e requer uma estratégia de longo prazo. Comece com um bom regime de exercícios, coma bem e reduza o estresse para reduzir gradualmente os centímetros de sua barriga.