É realmente frustrante sentir-se inchado, ter arrotos de ácido, azia ou estômago roncando. A digestão inadequada torna-se um motivo de constrangimento em locais públicos, e um problema intestinal consistente também pode colocar sua saúde em risco. Por outro lado, um sistema digestivo saudável aumenta a imunidade, torna você pró-ativo, melhora a saúde da pele, melhora o humor, melhora a absorção de nutrientes, etc. Portanto, não precisa mais lidar com seu problema de digestão; chute-o consumindo alimentos que o ajudarão a digerir os alimentos. Além disso, evite alimentos que possam agravar os problemas digestivos (preste muita atenção em quais alimentos funcionam para você e quais não, no entanto). Aqui está o que você precisa saber.
15 melhores alimentos para digestão.
1. Iogurte
O iogurte é incrivelmente bom para a digestão, pois fornece ao intestino bactérias boas que ajudam na digestão dos alimentos. Vários estudos demonstraram que o consumo de iogurte pode inibir diarréia, doença inflamatória intestinal, melhorar a evacuação e reduzir o risco de câncer de cólon. Você pode comer uma pequena tigela de iogurte após o almoço ou jantar para ajudar a digerir a comida. Mas caso você seja intolerante à lactose, considere uma alternativa ao iogurte feito com leite de amêndoa ou cabra, ou mesmo leite de coco.
2. Mamão
Os mamões são ricos em enzimas proteolíticas, quimopapaína e papaína, que têm propriedades antimicrobianas e ajudam na digestão ao decompor os alimentos. Além disso, o mamão também é uma fonte rica em vitaminas A, B. e C, o que ajuda a eliminar as toxinas. Cientistas austríacos realizaram um experimento em indivíduos com problemas de digestão. Um grupo recebeu extrato de mamão e o outro recebeu placebo. O grupo que recebeu o extrato de mamão apresentou considerável redução do inchaço, constipação e azia. Coma mamão após 1 hora do almoço. Você também pode tomar um smoothie de mamão pela manhã ou adicionar mamão à sua tigela de frutas.
3. grãos inteiros
Os grãos inteiros são uma grande fonte de fibra solúvel e insolúvel. A fibra solúvel atua formando uma substância semelhante a um gel no intestino grosso, prendendo os alimentos e aumentando a saciedade, enquanto retarda a absorção de glicose. A fibra insolúvel ajuda a promover a evacuação ao adicionar volume às fezes. A fibra também fornece nutrição para as bactérias benéficas do intestino. De acordo com o American Dietary Guideline (2005), você deve consumir pelo menos 85 gramas de grãos inteiros por dia. Consuma trigo, trigo partido, sorgo, arroz integral, aveia, quinua, etc. para obter a quantidade recomendada de fibra. Se você é intolerante ao glúten, prefira arroz integral, trigo sarraceno, sorgo, painço e quinua. Eles não causam irritação digestiva.
4. Banana
As bananas são ricas em fibras (uma banana média contém cerca de 3 g de fibra) e pectina, que ajuda a melhorar o movimento intestinal e ajuda na digestão de carboidratos. As bananas também são alimentos de baixo IG (ajudam a manter o açúcar no sangue baixo), são fáceis de mastigar e têm um sabor delicioso. Adicione uma banana todos os dias em seu cereal matinal, smoothie ou panquecas. Você também pode comer uma banana com iogurte congelado ou sorvete de baunilha como sobremesa.
5. Peixe
Peixes de água fria são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3 que ajudam a reduzir a inflamação no estômago ou na parede do cólon. Isso, por sua vez, pode contribuir para melhorar a digestão e os movimentos intestinais. Na verdade, os cientistas encontraram evidências de que o consumo de peixes gordurosos que contêm uma boa quantidade de ácido graxo ômega-3 pode ajudar a reduzir os sintomas da doença inflamatória intestinal (DII). Atua diminuindo o estresse oxidativo e biomoléculas pró-inflamatórias. Consumir salmão, arenque, bacalhau, atum e carpa pescados na natureza para obter a quantidade adequada de ácido graxo ômega-3.
6. Gengibre
A raiz de gengibre é comumente usada em alimentos, mas também tem muitos benefícios para a saúde. Por milhares de anos, o gengibre tem sido usado como um medicamento à base de plantas para tratar resfriados, tosse, inflamação, náusea e digestão inadequada. Acredita-se que o gengibre tem um efeito positivo sobre as enzimas que ajudam a quebrar as gorduras e proteínas. Um grupo de cientistas de Taiwan confirmou que o gengibre acelera o esvaziamento gástrico e aumenta as contrações antrais. Você pode comer um pedacinho de gengibre com um pouco de sal e mastigar de manhã ou adicionar gengibre ao suco de fruta ou à comida cozida.
7. Cominho
O cominho é amplamente utilizado em muitas culinárias como agente aromatizante. Mas o cominho também possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas, antidiabéticas, anticâncer e antiepilépticas. O cominho atua como um estimulante do apetite e ajuda a aliviar a disenteria e a diarreia. O timol, um fitoquímico presente no cominho, estimula a secreção de enzimas, ácidos e bile para promover a digestão adequada. Os óleos essenciais, sódio e magnésio presentes no cominho ajudam a aliviar a dor de estômago.
8. Funcho
O funcho é uma erva carminativa (uma formulação que ajuda a reduzir os gases) e ajuda a prevenir inchaço, indigestão, flatulência, dor de estômago, etc. Fenchone, um composto bioativo encontrado nas sementes de erva-doce, relaxa o revestimento do trato digestivo, que por sua vez, ajuda a limpar o cólon. As sementes de erva-doce também são responsáveis por estimular a secreção de sucos digestivos e melhorar a absorção de nutrientes. Misture a erva-doce fatiada em sua salada, sanduíche ou ensopado favorito. Você pode adicionar sementes de funcho para realçar o sabor de frango ou peixe grelhado, saladas e até mesmo em sobremesas.
9. Beterraba
Este vegetal doce de ameixa vermelha tem propriedades antiinflamatórias e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças inflamatórias do sistema digestivo e também a eliminar toxinas. As beterrabas também estimulam a produção de bile, que favorece a digestão e até mesmo a digestão de gorduras. Atire as beterrabas em sua salada, ensopado ou asse os chips de beterraba.
10. Batata doce
A batata-doce é rica em fibras dietéticas que auxiliam na evacuação adequada e na absorção de nutrientes. Eles também estimulam a síntese de células no intestino que promovem as atividades de enzimas digestivas no cólon. Você pode ter batata doce amassada, assada ou grelhada com azeite, sal e pimenta. Você também pode substituir a batata por batata doce no caril.
11. Apple
As maçãs são repletas de vitaminas, minerais e fibras dietéticas. Eles também têm uma propriedade antioxidante que ajuda a reduzir o dano oxidativo e a inflamação nos órgãos digestivos. Acredita-se que a pectina presente nas maçãs também promove o crescimento de bactérias intestinais boas, o que também ajuda a melhorar a digestão. Coma maçãs como lanche, com cereais matinais, em vitaminas, como suco, etc. No entanto, se você está sofrendo de IBS ou IBD, úlcera, etc. descasque a maçã (e até cozinhe) antes de comer.
12. Pepino
Pepinos são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e têm propriedades antiinflamatórias. Devido ao alto teor de fibra e água, os pepinos ajudam a prevenir a constipação, amolecendo as fezes e auxiliando nos movimentos intestinais suaves. Os antioxidantes também ajudam a prevenir o acúmulo de tóxicos que podem levar à indigestão e infecções estomacais. Coma pepinos no lanche ou adicione-os aos seus smoothies, sucos ou saladas.
13. Abacate
O abacate é um ótimo alimento para consumir se você está sofrendo de inflamação do estômago. Ajuda a acalmar o estômago inflamado e a parede do duodeno. O abacate também ajuda a mudar os microrganismos presentes no intestino e, assim, ajuda a tratar a colite, autointoxicação e biliosidade. Inclua abacate em seu café da manhã, em smoothies e em saladas para ajudar a curar seu intestino e melhorar a digestão.
No caso de você ter problemas de estômago, consulte primeiro o seu médico. Como o látex do abacate pode fazer algumas pessoas vomitarem.
14. Kimchi
Kimchi é um alimento fermentado coreano, feito de repolho ou cenoura com especiarias. É uma ótima fonte de fibra alimentar, ferro, cálcio e vitaminas A, B e C. Por ser fermentado, como o iogurte, também é rico em bactérias benéficas. Bactérias intestinais boas ajudam na digestão, secretando enzimas que auxiliam na digestão. Coma kimchi como condimento com frango / peixe grelhado ou assado, ou adicione kimchi à comida para apimentá-la e melhorar sua saúde intestinal.
15. Ameixa
As ameixas são ricas em fibras solúveis e insolúveis. Atua como um laxante, que estimula o movimento peristáltico do trato digestivo e do cólon. As ameixas também ajudam a reduzir a inflamação e aumenta a imunidade. Tome suco de ameixa pela manhã antes do café da manhã ou depois do almoço.
Então, esses foram os 15 alimentos para aliviar seus problemas digestivos.